Índios trancam a MT 322, balsa do Rio Xingu está paralisada sem data para retorno

Até o meio dia, mais de 1km de fila já estava formada por caminhões que utilizam a estrada e o rio para o transporte de grãos e gado.

Em 31/05/2019 04:58:00 na sessão Cidades

São mais de 300 Índios que começaram nesta sexta-feira(31), uma manifestação na MT 322, que liga a região Norte Araguaia ao Norte do Estado. Até o meio dia, mais de 1km de fila já estava formada por caminhões que utilizam a estrada e o rio para o transporte de grãos e gado. 

A paralisação acontece na altura da Aldeia Piaraçú, na Reserva Indígena "Capot Jarina". De acordo com o Papré Metuktire, a paralisação aconteceu devido a extinção da SESAI - Secretaria Especial de Saúde Indígena. "Queremos respeito a educação indígena e também a saúde indígena, e a estrada vai permanecer fechada enquanto não formos atendidos", garantiu com exclusividade ao Agência da Notícia o Papré Metuktire.

Os índios estão pintados para guerra e seguram cartazes que pedem respeito.

Com a paralisação da MT 322, os prejuízos podem ser incalculáveis, já centenas de caminhões circulam naquela região, além dos carros comuns que também vem e vão para o Norte do Estado, essa estrada é uma das principais vias que liga o Nortão do estado à região do Araguaia. 

Fonte: Agência da Notícia



Por Olhar Cidade 31/05/2019 04:58:00

Mais notícias da sessão: Cidades