Deputado estadual Max Russi pede reforma de escola indígena de General Carneiro

Atualmente a escola possui cerca de 410 alunos dos ensinos fundamental, médio, e supletivo, que atende jovens e adultos, nos períodos matutino, vespertino e noturno

Em 19/07/2019 10:42:00 na sessão Cidades

A Escola Estadual São José, da comunidade indígena Sangradouro, em General Carneiro, passa por problemas estruturais, conforme apontou o prefeito Marcelo Aquino e representantes da tribo Xavantes, que se reuniram com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Max Russi (PSB). Nessa semana o parlamentar apresentou uma indicação cobrando medidas urgentes na unidade escolar.

Ainda de acordo com os integrantes da comunidade, as dificuldades  vão além de uma simples reforma. Eles alegaram, principalmente, a ausência de estruturas básicas nos banheiros.  "Está insustentável, e colocando alunos e profissionais da educação em situação de insalubridade", denunciou o prefeito Marcelo.

Atualmente a escola possui cerca de 410 alunos dos ensinos fundamental, médio, e supletivo, que atende jovens e adultos, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Lá trabalham 50 profissionais da educação, entre professores, administrativo e equipe de auxílio de serviços gerais.

Segundo os relatos apresentados ao parlamentar, essa unidade escolar também precisa de uma reestruturação geral em diversos setores, assim como no refeitório, biblioteca, paredes, instalação elétrica e hidráulica.

"São reparos, que precisam ser feitos, devido ao desgaste. Fiz essa cobrança ao governo e estarei acompanhando esse encaminhamento", assegurou Russi.

O deputado estadual Max Russi tem recebido muitas reclamações de diversas escolas de todo Mato Grosso e esses relatos estão integralmente ligados a atual falta de estrutura e manutenção dessas bases de ensino.

Em maio desse ano o parlamentar cobrou do governo do estado uma reforma na Escola Estadual Antônia Leão dos Santos, que fica em Porto Alegre do Norte. Essa demanda foi apresentada ao deputado pela diretora Sandra Maria Menezes Luz Fernandes, que pediu urgência nessas obras, devido a precariedade das instalações. O pedido foi encaminhado a  Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Em sua trajetória na articulação de políticas públicas para a Educação de MT, no seu primeiro mandato, Max Russi foi articulador para a implantação da Escola Modelo Novo Santo Antônio, de Jaciara, além quadras poliesportivas em unidades do Vale do São Lourenço.

Fonte: Araguaia Notícia



Por Olhar Cidade 19/07/2019 10:42:00

Mais notícias da sessão: Cidades


Grupo Olhar Cidade