Técnica de enfermagem denúncia situação que se encontra a CASAI de Peixoto de Azevedo

No vídeo Maria que também é indígena, mostra vários colchões velhos e em situações precárias, que são usados pelos indígenas que pernoitam na unidade.

Em 26/11/2019 04:42:00 na sessão Cidades

A Técnica de enfermagem Maria Tereza de Oliveira, fez um vídeo denunciando a situação que se encontra a Casa de Saúde Indígena em Peixoto de Azevedo-MT (CASAI).

No vídeo Maria que também é indígena, mostra vários colchões velhos e em situações precárias, que são usados pelos indígenas que pernoitam na unidade.

O CASAI que é uma Unidade de Saúde Indígena, também é utilizada como centro de apoio para os pacientes que moram em aldeias distantes. A unidade recebe diariamente dezenas de indígenas das etnias Panará, Terena, Jurana, Tapayuna, Kayapó e Trumai.

Pelo fato de ser uma unidade de saúde os colchões utilizados atualmente pelos pacientes são totalmente inapropriados, além de ácaros, sujeira e transmitir doenças, dormir em um colchão muito velho pode prejudicar ainda mais à saúde dos pacientes. Os colchões é apenas um dos descasos que se encontra a unidade de saúde. 

Outro lado

Em contato com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Rodrigo Meira Ribeiro, afirmou que por telefone ele não irá falar nada, somente se for pessoalmente como forma de intimidação. Reservamos o espaço para que o mesmo se pronuncie através de uma nota oficial.



Por olharcidade2@gmail.com 26/11/2019 04:42:00

Mais notícias da sessão: Cidades


Grupo Olhar Cidade